UCP discute o papel das organizações sem fins lucrativos na inovação

Terça-feira, Janeiro 10, 2023 - 16:30

Decorreu no passado dia 7 de dezembro um seminário organizado pelos professores e alunos da licenciatura em Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, que pretendeu discutir qual o papel que as organizações sem fins lucrativos têm na introdução de inovação, bem como o seu papel no desenvolvimento local. No evento estiveram presentes vários membros de direções das instituições do distrito, para além de colaboradores com responsabilidades na gestão deste tipo de instituições, além dos alunos e professores do curso de Gestão.

 

O evento contou com dois painéis. No primeiro painel falou-se sobre a inovação social e os desafios na gestão das OSFL – Organizações Sem Fins Lucrativos. A convite do IGOS, estiveram presentes o Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, João Cardina, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros, Fernando Meneses, o Diretor do Centro Humanitário Vale do Dão da Cruz Vermelha Portuguesa, Dílio Francisco e o Presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Felisberto Figueiredo.

Deste painel, há a destacar a consciência que os oradores têm sobre a importância que estas associações têm na promoção de serviços sociais e na sua capacidade de resolver situações de forma inovadora, com recurso a novas valências, ao apostar em projetos assentes em voluntariado e no estabelecimento de parcerias com públicos e entidades locais.

Todavia, alguns constrangimentos foram colocados em evidência pelos oradores, nomeadamente a falta de conhecimentos a nível de práticas de gestão, o subfinanciamento do setor, para implementar os seus projetos, e a demasiada dependência de subsídios e doações. O que muitas vezes leva a um desequilíbrio entre os resultados financeiros e o cumprimento da sua missão. Ainda segundo os oradores, esta realidade traz desafios ao nível da gestão deste tipo de organizações, pois cada vez mais é necessária uma estrutura baseada em gestão profissional e não apenas em voluntariado.

O segundo painel abordou o papel das Associações de Desenvolvimento e Empresariais como promotoras da inovação. Na discussão interveio Paula Correia, em representação da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Elísio Oliveira, Presidente da Star Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas e ainda João Paulo Gouveia, Presidente da ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva.

Das intervenções destaca-se o papel do microcrédito na alavancagem de pequenas iniciativas locais, nomeadamente em termos de empreendedorismo social, bem como a importância de existirem associações de desenvolvimento e empresariais, para que as organizações sem fins lucrativos e as iniciativas de empreendedorismo possam adquirir escala, recursos, competências e diversidade suficientes para enfrentar os desafios futuros.

O evento fez parte do projeto ApS – Aprendizagem Serviço, que a Universidade Católica tem em execução há já alguns anos e que visa proporcionar aos estudantes do ensino superior a possibilidade de obterem uma formação, mas também o de poderem prestar um serviço à comunidade. Trata-se de um método experimental de ensino, em que os estudantes participam em atividades que abordam necessidades humanas, sociais e ambientais, numa perspetiva de justiça social, integrando o serviço comunitário com o currículo, para enriquecer a sua aprendizagem.

Organizações sem fins lucrativos na inovação