Estatística

7 ECTS / Semestral / Português
  1. Familiarizar os estudantes com o objectivo da estatística, que, num sentido amplo, consiste na recolha, compilação, análise e interpretação de dados.
  2. Apresentar o conceito de Estatística Descritiva, que consiste na representação, de uma forma compreensível e sintética, da informação contida em dados.
  3. Introduzir um conjunto de conceitos básicos da Teoria da Probabilidade, alicerce fundamental da inferência estatística e instrumento de compreensão do mundo que nos rodeia.
  4. Apresentar os conceitos de variáveis aleatórias e de distribuições de probabilidade, que são modelos utilizados para descrever populações reais.
  5. Evidenciar a utilização da Estatística na área das Ciências Sociais, cujos objectivos são a descrição e compreensão de relações entre diferentes características de uma população, servir de suporte à tomada de decisões e em consequência, fazer face à mudança.

Professor Auxiliar
Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, sendo Diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, onde coordena os cursos de…