Dina Maria da Silva Baptista

Generic Bio

Licenciada em Línguas (Ensino de Português, Latim e Grego), habilitada com a parte curricular do Mestrado em Estudos Clássicos, doutorada em Literatura e pós-graduada em Inovação e Comunicação Digital.

É docente no ensino superior desde 2004, atualmente a exercer funções como professora adjunta convidada na Universidade de Aveiro e no Instituto Superior de Ciências de Informação e da Administração (ISCIA), responsável por unidades curriculares na área da Língua Portuguesa, das Técnicas de Expressão Oral e Escrita, do Secretariado, da Comunicação (Técnica, Aplicada, Institucional, Empresarial e Digital), da Organização de Eventos e do Copywriting, nas licenciaturas de Secretariado e Comunicação Empresarial, de Gestão Comercial, de Gestão da Qualidade, de Gestão Pública, nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Gestão de PME, de Redes e Sistemas Informáticos, de Programação e Sistemas de Informação e de Comunicação Digital, na Licenciatura de Marketing, e nos Mestrados de Marketing e Comunicação Digital e de Assessoria de Direção e Comunicação nas Organizações, respetivamente.

É desde outubro de 2022 coordenadora do CTeSP de Comunicação Digital, desde junho de 2022 membro do Gabinete de Comunicação e Relações-Públicas da ESTGA-UA, responsável pela comunicação no Linkedin da ESTGA-UA e pelo apoio aos eventos institucionais e desde setembro de 2021 membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Gestão Pública. É orientadora de estágios curriculares de final de licenciatura em Comunicação desde 2009 (ISCIA), de Secretariado e de Inserção Empresarial desde 2014 (ESTGA-UA) e de Marketing desde 2021 (ISCA-UA) e orientadora de Mestrados de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua desde 2018 (DLC-UA). De 2004 a 2014 foi coordenadora da Licenciatura de Comunicação, no Instituto Superior de Ciências de Informação e da Administração (ISCIA) e responsável pela reorganização do Ciclo de Estudos da Licenciatura Bietápica em Comunicação (3+1), júri de provas públicas de final de licenciatura, de título de especialista e de Mestrado, na área da Comunicação. Durante este período foi membro do Conselho técnico-científico, do Conselho pedagógico e da Comissão de autoavaliação, assim como coordenadora do Ciclo de Conversas sobre Comunicação, no ISCIA; De 2013 a 2016 integrou a Direção de uma Escola Profissional, como adjunta, tendo exercido funções de Supervisora e Coordenadora Pedagógica, Coordenadora da Equipa de Autoavaliação Interna e responsável pela coordenação da Secção de Informação e Comunicação.

É docente de Português no ensino secundário desde 1997, integrada no Quadro de Escola/Agrupamento de Vale de Cambra; de 2004 a 2016 exerceu funções no ensino superior politécnico em regime de acumulação e desde 2016 exerce funções no ensino superior a tempo integral na Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) e a tempo parcial no ISCIA.

É Investigadora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, no Grupo Entre Línguas – Variação Tradução e Aprendizagens, e coautora do Livro Marketing Digital- Conteúdos vencedores (2021). A sua investigação tem procurado responder às necessidades e aos desafios da sua atividade de docente, e, por isso, tem apresentado comunicações e publicado na área da Língua Portuguesa aplicada ao contexto académico, empresarial e digital) e da Comunicação (Comunicação Digital, Géneros e Conteúdos digitais). Colabora pontualmente, numa ótica de apoio à produção de conteúdos digitais, com a empresa Mais Buzz – Agência de Marketing Digital.