Doutorado em Gestão, pela Universidade da Beira Interior e Pós-graduado em Economia Social pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É ainda especializado em Marketing e Comunicação pelo CEFCO – Centre romand en formation continue, Lousanne, Suiça.
Professor Auxiliar convidado do Departamento de Gestão e Economia da UBI, e Professor Auxiliar Convidado da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, tem tido a seu cargo a lecionação de disciplinas ligadas ao marketing e à gestão. A sua investigação passa pelo estudo da cooperação, economia social, turismo, satisfação dos consumidores, processo de marketing, marketing social, nomeadamente no turismo e do terceiro setor (cooperativo e social).
Presta desde 2005 consultoria empresarial em economia social, gestão, marketing e turismo.
Integra, desde novembro de 2022, a equipa do C2iCB – Centro Coordenador da Investigação Clínica das Beiras, como responsável pela Comunicação/Marketing do centro.
Possui vários anos de experiência profissional na conceção e/ou lecionação de cursos ligados à gestão, empreendedorismo, marketing e turismo, em Escolas e Centros de Formação da Região Centro e Norte de Portugal. É também diretor de cursos avançados e de pós-graduação nas áreas da gestão de organizações sociais e na área do marketing digital na UCP e na UBI.
É Presidente de uma IPSS e foi coordenador da Rede Local de Intervenção Social para os concelhos de Castro Daire e de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. Projeto cofinanciado por fundos europeus e que visou o atendimento, acompanhamento e integração de pessoas em situação de exclusão e emergência social, através da atuação em rede entre instituições, empresas, autarquias e serviços do Estado, nomeadamente segurança social e saúde.
Tem participado em várias ações, enquanto formador/consultor de projetos de formação/ação para empresários das regiões de Viseu e Guarda.
Em 2018 foi distinguido com o “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018”, na categoria de Estudos e Investigação, atribuído pela CASES às personalidades e instituições que mais se distinguiram no setor da Economia Social, com a sua tese de doutoramento intitulada “As Cooperativas como Alianças Estratégicas: Fatores de sucesso para a satisfação dos cooperadores vitivinícolas da região do Dão”