Sistemas de Informação para a Gestão

7 ECTS / Semestral / Português

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento básico sobre a forma como os sistemas de informação podem ser proficuamente utilizados para apoiar as atividades de gestão nas organizações. Procura igualmente sensibilizar os estudantes para a necessidade de encarar a gestão dos sistemas de informação segundo uma perspetiva holística entre tecnologias, pessoas e organização. Finalmente, visa habilitar os alunos com os conhecimentos basilares sobre software aplicacional para fins pessoais e organizacionais. Em particular, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender a importância dos sistemas de informação na gestão contemporânea;
  2. Identificar e descrever os vários tipos de sistemas de informação que podem contribuir para aumentar a eficácia e eficiência das organizações;
  3. Utilizar software aplicacional para auxiliar a tomada de decisões;
  4. Compreender as diferentes abordagens de planeamento, desenvolvimento e implementação de sistemas de informação.

Docentes

Professor Associado, doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Mestre em Informática de Gestão (U. Minho).
Professor Auxiliar
Professor no IGOS UCs de Introdução à Gestão, Sistemas de Informação e Ética e Responsabilidade Social das Organizações e na FMD de Sistemas de Informação e…