Apresentação

A aprendizagem da leitura e da escrita é central na vida de todos nós, sendo o seu domínio com mestria um forte indicador do sucesso escolar de cada aluno. No entanto, para os alunos com dislexia, a leitura e a escrita não são competências desenvolvidas com a mesma facilidade como nos restantes alunos, acarretando em todos eles um efeito marcadamente negativo nas suas vidas, tanto ao nível académico, como pessoal e até emocional. Só uma atempada identificação, seguida da intervenção ajustada a cada caso, é que poderão quebrar este ciclo negativo.

Centro de Dislexia

Por outro lado, urge promover um maior conhecimento desta realidade por parte dos professores e outros técnicos de educação, sem esquecer os pais, uma vez que são eles que estão na melhor posição para fazer o despiste atempado de cada situação de risco para além de certamente gostarem de saber como melhor estimular e envolver seus filhos com tais caraterísticas.

Para além destas necessidades práticas, ao nível da formação, da avaliação e da intervenção, há ainda um amplo campo de investigação que está a ser explorado um pouco por todo o mundo, com a consequente publicação em diversas revistas da especialidade, e que deveria surgir como ponto de interesse para os alunos de graduação e pós-graduação. Este interesse nasce com certeza do conhecimento do que se faz noutros centros de investigação nacionais e estrangeiros, havendo lugar à criatividade e inovação em função das realidades nacionais, locais e até pessoais.

O Centro de Dislexia assenta então nestes 4 pilares: investigação, formação, avaliação, intervenção, sendo uma aposta claramente ganha ao responder às necessidades da nossa região, mas também aos interesses atuais relativos à formação e à investigação neste campo tão vasto como é o da dislexia.

Objetivos

  • Realizar investigação no âmbito das dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Dinamizar encontros científicos e ações de formação na área da dislexia;
  • Avaliar e reeducar crianças com dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Potenciar o melhor envolvimento e intervenção psicopedagógica das respetivas escolas;
  • Orientar o envolvimento e intervenção educativa da família;
  • Promover a compilação de metodologias e materiais de intervenção disponíveis;
  • Dinamizar a criação de recursos de intervenção cientificamente validados.

Destinatários

  • Alunos
  • Pais
  • Professores
  • Educadores
  • Psicólogos
  • Outros Intervenientes na área da Educação